Home Data de criação : 10/04/02 Última atualização : 12/09/23 12:39 / 171 Artigos publicados

Assistência ao ciclo gravídico puerperal  (Pediatria & Maternidade) escrito em terça 31 julho 2012 10:46

puerpério

Blog de clubedasenfermeiras :Clube das enfermeiras, Assistência ao ciclo gravídico puerperal

Pré-natal (baixo e alto risco), parto e puerpério

Toda mulher grávida deve ir ao médico pelo menos 6 vezes durante a gravidez, para fazer os exames pré-natal, acompanhando o desenvolvimento do bebê e a evolução da sua saúde.                                                                                                           A primeira consulta deve ocorrer antes do 3º mês de gestação.São questões a serem levantadas: os sintomas que a paciente esteja sentindo; a história de doenças no passado; detalhes sobre os ciclos menstruais, a prática sexual e o uso de métodos anticoncepcionais; gestações prévias; doenças atuais, como pressão alta, diabetes, e outras; aspectos emocionais, se a gravidez foi planejada, se está sendo bem recebida.    

                                                   O objetivo é detectar qualquer alteração ou doença que possa acometer a criança ou comprometer o seu desenvolvimento no útero. Os exames realizados, geralmente, são os seguintes:

Grupo sanguíneo e fator Rh: Importante porque se a mãe for Rh negativo e a criança Rh positivo (caso o pai seja Rh positivo), pode ocorrer uma incompatibilidade sanguínea que leva à destruição das células vermelhas do feto, podendo levar à sua morte antes mesmo do nascimento.

Glicemia: Para avaliação da presença de diabetes mellitus.

Anti-HIV: Para detectar a infecção por esse vírus (vírus da AIDS). Isso é importante porque existem medicamentos que se utilizados de maneira correta e no momento certo podem reduzir bastante o risco de transmissão do vírus para o bebê.

Exame de sífilis: Essa doença é causada por uma bactéria e pode ser transmitida ao bebê, podendo causar malformações.

Exame de toxoplasmose: Doença causada por um protozoário, também pode ser transmitido ao feto e causar malformações.

Exame de rubéola: Doença viral, que pode levar a abortamento e malformações graves.

Exame de urina e urocultura: Para detectar infecção urinária. A ocorrência de infecção urinária, durante a gestação, pode aumentar o risco de parto prematuro e de infecções mais graves (como a renal).

Exame de hepatite B: Caso a mãe seja portadora do vírus, existem condutas que reduzem a transmissão do mesmo para o bebê.

Ultra-sonografia (US):Indica-se, geralmente, dois exames. Um no primeiro trimestre, entre 11 e 13 semanas de gestação, para avaliação da idade gestacional. O outro, entre 18 e 20 semanas (segundo trimestre), para avaliar a presença de malformações.

Importância da Nutrição no período gestacional                                 Nas consultas, o médico faz um acompanhamento do ganho de peso da mãe, que não deve ser inferior e nem superior ao recomendado. Devemos ter em mente que as necessidades calóricas estão aumentadas, durante a gravidez, porém a mulher deve ter uma dieta balanceada, tendo o cuidado para evitar o ganho de peso excessivo, que pode ser prejudicial.

O ácido fólico é indicado nas primeiras semanas de gravidez, pois ajuda a prevenir algumas malformações. O ferro (sulfato ferroso) é recomendado a todas as gestantes a partir do segundo trimestre, até o término da lactação, pois ele não pode ser suprido apenas pela dieta normal da gestante. Recomenda-se também que a gestante receba alimentos ricos em cálcio.

Blog de clubedasenfermeiras : Clube das enfermeiras, Assistência ao ciclo gravídico puerperalO parto                                                                                                 Ao aumentar os cuidados com a mãe e o bebê durante a gravidez, diminuímos os riscos do parto e, quando se melhora a qualidade do parto, diminuímos a quantidade de cesáreas (partos cirúrgicos) e o consumo de medicamentos por gestante, que podem acarretar efeitos colaterais indesejáveis.
O parto normal deve ser sempre preferido. A mulher se recupera
mais rápido e fica menos exposta à infecção. A cesariana, só com indicação precisa.

 

Compartilhar
1 Fan Ver todos os fãs >

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.161.143.22) para se identificar     


1 comentário(s)

  • guidode Ter 31 Jul 2012 22:00
    Uma boa tarde.
    Frase ;;; Resolver tardiamente é próprio de quem nada quer.
    Beijos e abraços .Volte sempre


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para clubedasenfermeiras

Precisa estar conectado para adicionar clubedasenfermeiras para os seus amigos

 
Criar um blog