Home Data de criação : 10/04/02 Última atualização : 12/09/23 12:39 / 171 Artigos publicados

Intubação endotraqueal (IOT)  escrito em quinta 08 julho 2010 08:28

É um procedimento de suporte avançado de vida onde o médico, com a ajuda de um laringoscópio, visualiza a laringe e através dela introduz um tubo na traquéia (tubo endotraqueal). Devido a esta técnica ser usada em situações de emergência, o enfermeiro está também autorizado a practicar a EOT, na ausencia de médico, ou quando a este por diversas situações lhe apresenta dificuldades.

Ele irá auxiliar a ventilar o paciente, por ventilação mecânica, ou seja a ventilação dos pulmões (respiração) através do uso de aparelhos (ventilador).Também usada na anestesia geral, é  adminstrado 2 minutos antes, um opióde (ex.: fentanil) e um relaxante muscular, para facilitar a entubação. Cerca de 40 segundos antes é administrado um anestésico (propofol ou tiopental), entubado o doente e ligado ao ventilador. Aqui, é misturado 3 gases - ar, oxigenio (O2) além do oxido nitroso(N20) de maneira a manter a anestesia, pelo tempo necessário.

A EOT como a traqueostomia,  impedem que corpos estranhos (ex: sangue, vómito, secreções, etc) cheguem à traqueia e causem obstrução ao fluxo de ar.

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.234.59.94) para se identificar     


4 comentário(s)

  • michele

    Qui 13 Fev 2014 19:27

    Olá, eu gostaria de saber quais são os materias da bandeja de intubação, e para que serve cada um. preciso fazer um trabalho e não consigo achar completo. Obrigada!

  • Dr Solon de Guaruj&aacut mailto

    Seg 11 Mar 2013 04:18

    observamos o abdome do paciente muito globoso talvez/provavelmente devido à uma grande ingestão hídrica. Certa vez no PS de Bertioga obtivemos exito na ressuscitacão, apenas deixando o paciente em decúbito ventral em proclive na maca (cabeca abaixo e membros elevados)Ao se introduzir a cânula naso traqueal e puxar suavemente com o aspirador o paciente vomitou toda a água contida no abdome e nos pulmões pelo princípio dos vasos comunicantes... tal e qual tirar GASOLINA DO TANQUE DE UMA MOTOCICLETA ! ! ! O PACIENTE SOBREVIVEU DO AFOGAMENTO.

  • barbara

    Ter 22 Nov 2011 16:21

    claro e objetivo...


    como a profissao deve ser!
    GOSTEI

  • clubedasenfermeiras Dom 24 Abr 2011 00:00
    De acordo com o COREN-SP o enfermeiro deixa claro que o procedimento deve ser realizado preferencialmente por profissional médico sendo, contudo, lícito que o enfermeiro o realize nas situações de emergência, onde se caracterize o iminente risco de morte, na ausência do profissional médico ou em situações em que este profissional esteja envolvido em outro procedimento na mesma ocorrência.
    Mas atenção!Auxiliares e técnico de enfermagem não podem fazer tal procedimento mesmo em situação de emergẽncia sendo assim necessário imediatamente localizar médico e enfermeiro.


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para clubedasenfermeiras

Precisa estar conectado para adicionar clubedasenfermeiras para os seus amigos

 
Criar um blog